INSTITUTO CONSCIENTIZAR Informa:

04/03/2014

Diretoria prepara eventos sociais e comunitários para comemorar os 4 anos do "Instituto Conscientizar"

No próximo dia 13 de março de 2014, a organização não-governamental sem fins lucrativos "Instituto Conscientizar" (ICONS) vai completar quatro anos de fundação pelo jornalista, bacharel em Direito e ativista social goiano Terry Marcos Dourado.


"Instituto Conscientizar" (ICONS) nasceu em 13 de março de 2010 com o nome social de "ACDHRio - Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT de Rio Verde/GO e Região", tornando-se a primeira ONG para LGBT da cidade de Rio Verde, a maior cidade da região Sudoeste do Estado de Goiás. Em 12 de setembro daquele ano, sem aporte financeiro governamental, a então ACDHRio realizou - com doações de serviços prestados pela comunidade e doações de materiais impressos pela ONG coirmã e congênere AJDH-Nova Mente, de Jataí - a 1a. Parada da Diversidade e Orgulho LGBT de Rio Verde/GO e Região. O evento teve um público de três mil pessoas. Devido ao sucesso deste evento, grupetos de gays de Rio Verde, interessados apenas em promover festas visando lucrar financeiramente com o público LGBT daquela cidade, tentaram atrapalhar as atividades da ACDHRio em Rio Verde.

"Tentaram nos sacanear de várias formas, inclusive instigados e incentivados por falsos ativistas e futriqueiros de Goiânia que, por mera inveja do nosso trabalho e, na incapacidade frustrante de realizarem algo melhor ou equivalente, quiseram nos intimidar, nos enfraquecer, nos desestimular de seguirmos adiante com a ACDHRio, mas não conseguiram" - comentou o fundador e presidente Terry Marcos Dourado acrescentando que, em resposta às ações nefastas e irresponsáveis destes grupetos, a Presidência da ACDHRio transformou-a em organização regional com sede física e jurídica na vizinha cidade de Jataí (GO). A ACDHRio tornou-se "ACDHRios - Associação por Cidadania e Direitos Humanos LGBT na Região dos Grandes Rios do Brasil Central". A área de abrangência, para atuações e monitoramentos sociais, foi ampliada para 71 cidades das regiões Sudoeste, Oeste, Sul e parte do Sudeste Goianos, além de cidades dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que fazem divisa com o Estado de Goiás. (veja a íntegra do histórico da nossa ONG clicando aqui)

Fundador e presidente, Terry Marcos Dourado.
Após complexas análises técnicas das demandas nacionais, estadual e regionais da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - entre elas as necessidades emergenciais de conscientização popular para o combate às mortais violências homofóbicas; conscientização popular para a necessidade emergencial de prática de relações sexuais seguras, combatendo as doenças sexuais, principalmente o HIV-Aids; conscientização social para a compreensão e o respeito à diversidade humana, principalmente compreendendo e respeitando as diversas orientações sexuais e identidades de gênero; entre outras metas de ações - e, assim, finalmente completando o projeto constitucional da nossa organização social, mudanças importantes e fundamentais foram aprovadas e, a partir de 5 de janeiro de 2014, em caráter definitivo, nossa ONG tornou-se "Instituto Conscientizar" (ICONS), com foco principal nos eixos do tripé social "informação - educação - conscientização".

"Estamos em nova fase, agora mais completa, de trabalhos. A partir de minha experiência pessoal de 20 anos de ativismo social focado no público de LGBT, acrescido da forte bagagem de conhecimentos e ações em meus quase 23 anos de exercício da profissão de jornalista, enfim, após conhecer a fundo as emergências sociais de cidadãs e cidadãos LGBT brasileiros, incluindo estas populações aqui da nossa região, finalmente consegui - junto com meus companheiros diretores executivos - completar e atualizar o projeto constitucional e organizacional da ONG, por mim idealizado, e esta alteração nominal foi necessária e inevitável para harmonizar as adequações que fizemos, inclusive no nosso Estatuto Social", ressaltou o fundador e presidente do "Instituto Conscientizar", Terry Marcos Dourado.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO - Devido ao período de Carnaval, a diretoria do Instituto Conscientizar optou por adiar os eventos sociais em comemoração aos quatro anos de fundação da ONG. A programação está sendo finalizada e, a qualquer momento, será publicada aqui na página oficial. A intenção é realizar eventos comunitários/sociais no período de 27 a 30 de março próximos. Aguardem mais informações. [AssCom/ICONS]

AJUDE-NOS

Olá, bem-vindo(a) à página oficial do Instituto Conscientizar. Abaixo, você tem as principais notícias. Antes, porém, queremos pedir a sua ajuda uma vez que os custos da manutenção da nossa ONG Instituto Conscientizar são muito elevados e não dispomos de ajuda governamental. Vale ressaltar que o Instituto Conscientizar é uma organização-não governamental SEM FINS LUCRATIVOS. Temos muitas despesas. Por favor, nos ajude doando o quanto você puder para que possamos continuar existindo e para que tenhamos condições de melhorar nossas ações sociais. Para doar qualquer quantia, clique no botão "DOAR". Muito obrigado.